Arquivos

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Psicologia da percepção AV2

1- Psicofisica

Principais contribuições da Psicofisica na psicologia:

Limiar absoluto - estimulaçao minima para um estimulo ser detectado

Resultado de imagem para limiar diferencial psicofisica

Limiar diferencial - dois estimulos diferentes ao mesmo tempo


Resultado de imagem para limiar absoluto e limiar diferencial

Imagem relacionada


Imagem relacionada





2- Percepção orientada e processos orientadores (discursiva)


Resultado de imagem para percepçao orientada




Processos orientadores


Ascendente e descendentes


Ascendente - Resultado direto

Descendentes - Resultado expectativa


A percepção é um processo ativo que requer que processemos informações com processamentos "ascendentes" e "descendentes, indicando que não estamos dirigidos apenas pelos estímulos que recebemos (passivos processamento ascendente), mas que esperamos e antecipamos determinados estímulos que controlam a percepção (ativos, processamentos descendentes).


Resultado de imagem para ascendente e descendente psicologia



3- Limitações

Quando o problema e constante, ele pode ser diagnosticado 

Resultado de imagem para ataxia significado

Disfunção na ação para se mover


Resultado de imagem para ataxia significado




Agnosia

Agnosia visual perceptiva
(a pessoa pode ver partes de um objeto, mas é incapaz de entender o objeto como um todo) e...
Agnosia visual associativa
(a pessoa percebe o objeto como um todo, mas não pode associá-lo).

É difícil entender a percepção através desses transtornos, embora as pessoas podem ver os objetos, para elas é a mesma sensação que estarem cegas.

Também existem transtornos mais específicos, como a aquineptosia (incapacidade para ver os movimentos), acromaptosia(incapacidade para ver as cores),


Prosopagnosia
(incapacidade para reconhecer rostos familiares)

Agnosia auditiva
(incapacidade para reconhecer um objeto pelo som, e, no caso de informações verbais, uma pessoa com agnosia não seria capaz de reconhecer a linguagem como tal), amusia(incapacidade para reconhecer ou reproduzir tons ou ritmos musicais)


A anosognosia
é a falta de consciência, má interpretação ou a negação de sintomas de determinada enfermidade e, no caso da demência, pode ocorrer em todos os estágios, sendo mais comum em estágios mais graves.

É uma incapacidade, ou não consciência da pessoa em não reconhecer as suas limitações. Por exemplo: o paciente com Alzheimer não perceber que está tendo esquecimentos.

Estereognosia é a habilidade de reconhecer ou identificar a forma e os contornos dos objetos através do tato.



4- Organização Perceptiva
Resultado de imagem para organizaçao perceptiva


Resultado de imagem para organizaçao perceptiva

Resultado de imagem para organizaçao perceptiva


Imagem relacionada


Resultado de imagem para o que é conexionismo





5- Gestaltismo e organização perceptiva
(O todo é diferente da soma de todas as partes)
Princípios Organização Perceptiva (discursiva)


Esta doutrina traz em si a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto. Este tem suas próprias leis, que coordenam seus elementos. Só assim o cérebro percebe, interpreta e incorpora uma imagem ou uma idéia. Segundo o psicólogo austríaco Christian von Ehrenfels, que em 1890 lançou as sementes das futuras pesquisas sobre a Psicologia da Gestalt, há duas características da forma – as sensíveis, inerentes ao objeto, e a formais, que incluem as nossas impressões sobre a matéria, que se impregna de nossos ideais e de nossas visões de mundo. A união destas sensações gera a percepção. É muito importante nesta teoria a idéia de que o conjunto é mais que a soma dos seus elementos; assim deve-se imaginar que um terceiro fator é gerado nesta síntese.

Leis da Gestalt

Observando-se o comportamento espontâneo do cérebro durante o processo de percepção, chegou-se á elaboração de leis que regem esta faculdade de conhecer os objetos. Estas normas podem ser resumidas como:
  • Semelhança: Objetos semelhantes tendem a permanecer juntos, seja nas cores, nas texturas ou nas impressões de massa destes elementos. Esta característica pode ser usada como fator de harmonia ou de desarmonia visual.
  • Proximidade: Partes mais próximas umas das outras,em um certo local, inclinam-se a ser vistas como um grupo.
  • Boa Continuidade: Alinhamento harmônico das formas.
  • Pregnância: Este é o postulado da simplicidade natural da percepção, para melhor assimilação da imagem. É praticamente a lei mais importante.
  • Clausura: A boa forma encerra-se sobre si mesma, compondo uma figura que tem limites bem marcados.
  • Experiência Fechada: Esta lei está relacionada ao atomismo, pensamento anterior ao Gestalt. Se conhecermos anteriormente determinada forma, com certeza a compreenderemos melhor, por meio de associações do aqui e agora com uma vivência anterior.

A Terapia Gestalt

Gestalt Terapia surgiu pelas mãos do médico alemão Fritz Perls (1893-1970), que tinha grande interesse pela neurologia e posteriormente pela psiquiatria. Por este caminho tornou-se um psicanalista. Ao elaborar novas idéias psicanalíticas, chegou a ser expulso da Sociedade de Psicanálise. Depois de um encontro com Freud, rompeu definitivamente com este campo de pesquisas.



6- Constância e ilusões (questão de verdadeiro ou falso)

Resultado de imagem para constancia e ilusoes psicologia


Imagem relacionada


Imagem relacionada


Imagem relacionada



Resultado de imagem para ilusoes psicologia


Resultado de imagem para ilusoes psicologia

Ilusão e constância - dois fenômenos humanos

Ilusão - distorção da matéria
 Constância- corresponde ao meu campo ideal ,as ideais correspondem ao que esta acontecendo no campo material.








7- Atenção e consciência


Implícitas e explícitas






Endogenas e exogenas

Um processo atencional pode ser disparado basicamente de duas formas distintas. A atenção exógena, extrínseca, automática, reflexiva ou simplesmente bottom-up refere-se a um probottomup cesso atencional iniciado involuntariamente (POSNER, 1980). Os estímulos são apresentados de forma inesperada, e qualquer tipo de estímulo (intensidade, contraste, movimento, etc.) pode despertar a atenção desta forma. Por outro lado, o processo denominado atenção endógena ou endógeno simplesmente top-down refere-se a um processo atencional voluntário e controlado iniciado top-down por processos cognitivos ou psicológicos


Os tipos são: seletiva; dividida; sustentada.


Tipos de atenção

Atenção concentrada ou concentração

A atenção concentrada é caracterizada pela concentração do cérebro em apenas uma atividade, excluindo todos os estímulos ao redor. Essa atenção é usada quando focamos a atenção em um único objeto de trabalho. Um exemplo prático de atenção concentrada pode ser observado quando você assiste a uma aula e se foca totalmente no professor para entender a matéria.

Atenção alternada

Ainda considerando o exemplo da aula, se você recebe uma mensagem no celular e desvia a atenção para ela, então sua atenção está alternada. Esse é o tipo de atenção usado no trânsito: quando você está dirigindo e o farol fecha, é preciso se concentrar no farol e na direção.

Atenção sustentada

A atenção sustentada é a habilidade de manter-se focado durante uma atividade contínua e repetitiva, quando a mente está focada em uma mesma tarefa por um longo período, sem distrações.

Atenção seletiva

Esse é um tipo de atenção consciente, quando escolhemos onde nossa mente deve permanecer focada. É a atenção que você mantém no que o professor está falando, mesmo com os colegas conversando na sala de aula, o celular tocando e o barulho dos carros na rua. Você escolhe excluir as distrações ao redor para que o cérebro fique concentrado no que o professor está falando.

Atenção e desempenho
Seletiva é diferente da dividida
Processos automáticos e controlados



8- Percepção e Aprendizagem

Inatismo x empirismo

Resultado de imagem para inatismo e empirismo


Imagem relacionada



Percepção e desenvolvimento

Percepção ativa x privação sensorial

A privação mental sensorial ou de estímulo é uma diminuição no número de motivos sensoriais ou sua variabilidade e modalidade limitadas. Freqüentemente, a privação sensorial pode ser descrita pelo termo “ambiente exaurido”, ou seja, um ambiente no qual o sujeito não recebe o número necessário de estímulos visuais, impulsos auditivos, predadores táteis e outros. Esse ambiente pode acompanhar o desenvolvimento infantil e pode ser incluído nas situações cotidianas de um indivíduoadulto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário