Revisão para prova
O que é uma revisão bibliográfica?
São vários textos de um mesmo assunto e um texto meu comparando.
Deve se evitar a primeira pessoa
Nas palavras do professor - Um balanço de um conjunto de textos dobre um mesmo assunto.
A revisão bibliográfica é a base que sustenta qualquer pesquisa científica. ... Para conseguir avançar em determinado campo do conhecimento é preciso primeiro conhecer o que já foi desenvolvido por outros pesquisadores. Realizar uma pesquisa bibliográfica faz parte do cotidiano de todos os estudantes e pesquisadores.
O que é resenha?
A resenha tem a função de resumir uma obra e também expor uma crítica. A resenha crítica é mais que o resumo de uma obra. No texto, o autor faz uma avaliação sobre o livro, o filme ou qualquer outro conteúdo em questão. ... A resenha crítica é um tipo de resumo que também inclui a interpretação de quem escreve.
Tipos de Resenhas
Os julgamentos podem ser de verdade ou de valor, e os tipos de resenha são: Descritiva: Conhecida como resenha técnica ou cientifica. ... Crítica: Esse tipo de resenha, também chamada de opinativa, faz o uso do julgamento de valor, beleza do conteúdo e da forma, e estilo.O que é fichamento?
Podemos dizer que e um resumo simplificado, normalmente feito em topicos
Fichamento é um procedimento utilizado na elaboração de fichas de leitura onde constam informações relevantes sobre um texto lido. É um tipo de resumo no qual o leitor tem a liberdade de escrever com as próprias palavras as ideias fundamentais extraídas de um livro, um artigo etc.
Como elaborar uma resenha?
Resenha feita pela ABNT
- Informe os dados bibliográficos a respeito da obra que está sendo resenhada.
- Lembre-se da sinopse do livro resenhado.
- Resuma em 3 a 5 parágrafos.
- Faça uma análise crítica, expressando suas opiniões, podendo até fazer comparações.
- Faça a recomendação ou não da obra resenhada, podendo especificar se é uma leitura indicada para crianças, jovens, adultos, estudantes, etc.
- Identifique o autor do conteúdo resenhado.
- Assine sua resenha e lembre-se de informar as referências feitas na sua resenha, caso as tenha feito.
O texto é com alinhamento justificado e não use negrito e nem espaçamento entre os parágrafos.
Para ser uma boa resenha, lembre-se ainda de garantir um português corretíssimo, ideias claras e uma boa estruturação.
Para ser uma boa resenha, lembre-se ainda de garantir um português corretíssimo, ideias claras e uma boa estruturação.
O que é Conhecimento científico?
Conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. Para ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria.
O que é ciencia?
Ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo, pesquisa ou da prática, baseado em princípios certos. Esta palavra deriva do latim scientia, cujo significado é "conhecimento" ou "saber".
O que é conhecimento?
Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer algo. Também pode ser uma informação que possa ser adquirida, como uma instrução. O significado de conhecimento tem origem no latim cognoscere, que significar saber e pode ser dividido em fases como: hipóteses, conceitos, teorias, entre outros.
Quais os metodos da ciencia? Cite exemplos;
Método indutivo: É aquele que parte de questões particulares até chegar a conclusões generalizadas. ... Método Dedutivo: Também chamado por Aristóteles de silogismo, o raciocínio dedutivo parte da dedução formal tal que, postas duas premissas, delas, por inferência, se tira uma terceira, chamada conclusão.
Quais os tipos de ciencia?
O que são teorias?
A Academia Nacional de Ciências dos EUA define uma teoria como sendo “uma explicação plausível ou cientificamente aceitável, bem fundamentada, que explica algum aspecto do mundo natural. Um sistema organizado de conhecimento aceito que se aplica a uma variedade de circunstâncias para explicar um conjunto específico de fenômenos e predizer as características de fenômenos ainda não observados”.
O dicionário Michaelis On-line define teoria como sendo uma “hipótese já posta à prova, no mundo real, confirmada e, assim, aceita por cientistas orientados e experimentados no assunto; está, porém, sempre sujeita a modificação de acordo com novas descobertas”.
Quando os cientistas usam o termo “teoria” você tem que lembrar que este termo é parte do jargão da profissão deles e quando você usa no seu dia-a-dia está se referindo a uma hipótese.
O que e metodo cientifico e suas etapas?
Método científico é o conjunto das normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos que têm o rigor da ciência, ou seja, é um método usado para a pesquisa e comprovação de um determinado conteúdo. ... Para diversos autores o método científico é a lógica aplicada à ciência.
Etapas do método científico
O método científico engloba algumas etapas, tais como a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, finalmente, a conclusão.
O que é metodo?
Método é uma palavra que provém do termo grego methodos (“caminho” ou “via”) e que se refere ao meio utilizado para chegar a um fim.
O que é tese?
Tese é a parte mais importante de um texto argumentativo. Ela é o posicionamento crítico do autor. ... Tendo em vista que a principal função social de um texto argumentativo é a defesa de nosso ponto de vista, podemos afirmar que a essência desse tipo de texto é a nossa opinião, também conhecida como tese
O que é uma hipotese?
A pesquisa científica se inicia com a colocação de um problema solucionável. O Passo seguinte é oferecer uma solução possível ao problema, por meio de uma proposição que possa ser declarada verdadeira ou falsa. Portanto, a hipótese é a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema.
O que é uma citação livre?
Citação indireta ou livre é um texto baseado na obra de um autor. As palavras desse autor não são literalmente transcritas, apenas as suas ideias são reproduzidas. Não são utilizadas aspas, nem é feito outro tipo de destaque, sendo a citação apresentada no corpo do texto.
Quais os tipos de citação que existem?
existem três tipos de citação: Direta (curta e longa), Indireta e citação de citação
O que é uma lei cientifica?
É um fato amplamente conhecido que as teorias científicas dos mais variados domínios se utilizam de proposições que assumem uma forma
nomológica , ou, em outras palavras, a forma de leis
Qual é a diferença entre teoria e lei?
Teoria não é uma versão menos confiável que uma lei, longe disso. Enquanto as teorias científicas explicam fenômenos da natureza, as leis são descrições generalistas desses fenômenos. São termos bem diferentes! Por exemplo, a evolução é uma teoria.
O que significa quando chamamos algo de hipótese, teoria ou lei?
1. Hipótese
Uma hipótese é uma suposição razoável baseada em um conhecimento anterior ou na observação. Hipóteses são comprovadas e refutadas o tempo todo. As hipóteses desempenham um papel importante no método científico (devo ressaltar que o termo método científico traz uma concepção errônea de como a pesquisa científica funciona, mas escreverei sobre isso em breve), pois, a partir dele, formula-se uma pergunta (baseada em um problema estabelecido em um conhecimento anterior), desenvolve-se uma hipótese, pensa-se nas consequências em que essa hipótese poderia ser testada, e, em seguida, a testa e analisa os seus dados. De outra forma, uma hipótese precisa ser testada e retestada muitas vezes e em condições controláveis, antes que ela seja aceita na comunidade científica como sendo verdadeira.
Exemplo: É possível observar que, ao acordar todas as manhãs, sua lata de lixo esteja derrubada com o lixo espalhado pela calçada da rua. Podemos formular uma hipótese de que os guaxinins são responsáveis. Através de testes, os resultados podem apoiar ou refutar essa hipótese.
2. Teoria
Uma teoria científica consiste em uma ou mais hipóteses que foram suportadas em testes repetitivos. As teorias estão em um dos graus mais altos da ciência e são amplamente aceitas na comunidade científica como sendo verdadeiras. Para continuar a ser uma teoria, ela não pode ser demonstrada falsa; se for, a teoria é refutada (isso raramente acontece), e, assim, ela poderá ser substituída por uma teoria melhor (amplamente testada e fortemente baseada em evidência). Teorias também podem evoluir. Isso significa que a velha teoria pode ser melhorada (por exemplo, como a teoria da evolução por seleção natural), mas isso não significa que a sua ideia central esteja errada. Podemos dizer, também, que elas não são completas. Ainda, podem descrever a realidade até um certo nível (por exemplo, usamos a mecânica newtoniana para enviar foguetes ao espaço, usamos a relatividade geral para descrever o Sistema Solar, e usamos a mecânica quântica para descrever o mundo subatômico das partículas elementares).
exemplo:
Criação de uma teoria mais completa: da Física Newtoniana à Relatividade Geral
Quando Sir Isaac Newton formulou a teoria da gravidade e descreveu as leis que explicam os movimentos dos objetos, ele não estava errado; mas ele não estava totalmente certo também. Einstein mais tarde descobriu as teorias da relatividade especial e geral, e, com isso, estabeleceu-se uma teoria mais completa da gravidade. Na verdade, quando postulamos alguns problemas para algo que esteja muito abaixo da velocidade da luz, usamos as equações de Newton. A NASA, para registro, usa as equações de Newton ao planejar missões espaciais.
3. Lei
As leis científicas são curtas, doces e sempre verdadeiras. Muitas vezes, as leis são expressas em uma única expressão e tem o objetivo analítico. As leis jamais podem ser mostradas erradas e são aceitas como sendo universais e são os pilares da ciência moderna. Se alguma fosse demonstrada falsa, então, qualquer ciência construída a partir dessa lei também estaria errada, e, em seguida, o efeito dominó teria um novo e devastador significado. De outra forma, as leis são coisas que ocorrem na natureza com um certo padrão repetitível e que podem ser descritas através de equações matemáticas concisas.
Alguns exemplos de leis científicas (também chamadas as leis da natureza) incluem as leis da termodinâmica, a lei de Boyle de gases, as leis da gravidade, entre outras.
4. Teoria versus Lei
A lei é usada para descrever uma ação sob certas circunstâncias (evolução é uma lei – isso acontece, mas a lei não descreve como ela ocorre). A teoria descreve como e por que algo acontece (evolução pela seleção natural, em que há uma série de descrições de vários mecanismos, descreve o método em que a evolução funciona). Outro exemplo é visto na famosa equação de Einstein E = mc², que descreve a ação de energia a ser convertida em massa. A teoria da relatividade especial e geral, por outro lado, mostra como e por que algo com massa não é capaz de viajar à velocidade da luz, entre outras coisas.
O blog foi feito apenas para ajudar os alunos,
que por algum motivo não puderam comparecer a aula.
o blog não tem fins lucrativos e para reivindicar imagem ou créditos,
favor entrar em contato, que atenderemos prontamente.
instagram - @phototerapianobrasil
@biapeaceoficial
Imagem na psicologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário