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quarta-feira, 24 de abril de 2019

FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DA SAÚDE AV1 - 2019

FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DA SAÚDE
Revisão AV1 e AV2

Professor Vitor Revisão

 Todas as frases em azul são frases citadas como importantes na aula:

Incluir nas diferenças:
Hospitalar - Terapia breve e focal - Nao pode levar o modelo clinico para o hospital.
Só existe no Brasil
Só no hospital
Só nível terciario
Saúde - Clinica, posto, CRAS - pode ser feita em outros ambientes.
Base: Clinica e social
clinica =consultório 
 social =comunidade
Atua nos 3 níveis de atenção


Conceito Biomédico 


O Modelo biomédico de medicina tem sido em torno desde meados do século XIX, como o modelo predominante usado por médicos no diagnóstico de doenças. De acordo com o modelo biomédico, a saúde constitui a liberdade de doença, dor, ou defeito, o que torna a condição humana normal "saudável".


Definição de Saúde


Durante muito tempo, predominou o entendimento de que saúde era sinônimo de ausência de doenças físicas e mentais. Nesse sentido, os serviços de saúde privilegiaram na sua organização a atenção médica curativa.

A Organização Mundial de Saúde define que "saúde é o completo bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença". Essa definição aponta para a complexidade do tema, e a reflexão mais aprofundada sobre seu significado nos leva a considerar a necessidade de ações intersetoriais e interdisciplinares no sentido de criar condições de vida saudáveis



Reforma Sanitária

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  O psicologo trata da subjetividade

SUS

Lei - lei 8080/90

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Sobre o SUS
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Princípios citados na revisão em aula - FORAM os 3 princípios abaixo
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Diretrizes - caminhos do SUS
Resolutividade - Resolve
Hierarquizaçao - Federal- estadual e municipal
Descentralização - "distribui"
Regionalização


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Principal ferramenta da saúde mental - 
CAPS
Programa de volta para casa


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Pinel - libertou
Paulo Delgado - definiu os cuidados da saúde mental


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Politica Nacional de Atenção básica - cai na prova


O que é política nacional de atenção básica?

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por conjunto de atores envolvidos historicamen- te com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo.





Atenção Básica ou Primária - Principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS)


As Unidades Básicas de Saúde instaladas perto de onde você mora, trabalha, estuda e vive desempenham um papel central na garantia de acesso a uma saúde de qualidade. As unidades oferecem uma diversidade de serviços realizados pelo SUS, incluindo acolhimento, consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, visitas domiciliares, atividade em grupo nas escolas, nas associações e de educação em saúde.
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A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de pessoas (2.400 a 4.000), localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
De acordo com a Portaria Nº 2488/2011 são características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica:
  • Definição do território de atuação e de população sob responsabilidade das UBS e das equipes;
  • Programação e implementação das atividades de atenção à saúde de acordo com as necessidades de saúde da população, com a priorização de intervenções clínicas e sanitárias nos problemas de saúde segundo critérios de frequência, risco, vulnerabilidade e resiliência. Inclui-se aqui o planejamento e organização da agenda de trabalho compartilhado de todos os profissionais e recomenda-se evitar a divisão de agenda segundo critérios de problemas de saúde, ciclos de vida, sexo e patologias dificultando o acesso dos usuários;
  • Desenvolver ações que priorizem os grupos de risco e os fatores de risco clínico-comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a persistência de doenças e danos evitáveis;
  • Realizar o acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de necessidade de saúde e análise de vulnerabilidade tendo em vista a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea e o primeiro atendimento às urgências;
  • Prover atenção integral, contínua e organizada à população adscrita;
  • Realizar atenção à saúde na Unidade Básica de Saúde, no domicílio, em locais do território (salões comunitários, escolas, creches, praças, etc.) e outros espaços que comportem a ação planejada;
  • Desenvolver ações educativas que possam interferir no processo de saúde-doença da população, no desenvolvimento de autonomia, individual e coletiva, e na busca por qualidade de vida pelos usuários;
  • Implementar diretrizes de qualificação dos modelos de atenção e gestão tais como a participação coletiva nos processos de gestão, a valorização, fomento a autonomia e protagonismo dos diferentes sujeitos implicados na produção de saúde, o compromisso com a ambiência e com as condições de trabalho e cuidado, a constituição de vínculos solidários, a identificação das necessidades sociais e organização do serviço em função delas, entre outras;
  • Participar do planejamento local de saúde assim como do monitoramento e a avaliação das ações na sua equipe, unidade e município; visando à adequação do processo de trabalho e do planejamento frente às necessidades, realidade, dificuldades e possibilidades analisadas;
  • Desenvolver ações intersetoriais, integrando projetos e redes de apoio social, voltados para o desenvolvimento de uma atenção integral;
  • Apoiar as estratégias de fortalecimento da gestão local e do controle social; e
  • Realizar atenção domiciliar destinada a usuários que possuam problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, que necessitam de cuidados com menor frequência e menor necessidade de recursos de saúde e realizar o cuidado compartilhado com as equipes de atenção domiciliar nos demais casos.[2]

equipe da atenção básica  -
medico
enfermeiro
técnico em enfermagem
Agente comunitário de saúde


Ampliado:

medico
enfermeiro
técnico em enfermagem
Agente comunitário de saúde
Dentista
auxiliar de saúde bucal 

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Questões para treinar:









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O papel do psicólogo na equipe multiprofissional de saúde baseia -se em, exceto:
  • A.Avaliação de possível aprendizagem e problemas.
  • B.Promover prevenção e o tratamento de doenças.
  • C.Contribuir para a definição de condutas e tratamentos.
  • D.Integração do conhecimento psicológico e nas ações dos profissionais de saúde.
  • E.Proporcionar diálogo entre os profissionais envolvidos.









resposta A





As equipes de saúde mental de apoio à atenção básica incorporam ações de supervisão, atendimento em conjunto e atendimento específico, além de participar das iniciativas de capacitação. Além disso, algumas das seguintes ações devem ser compartilhadas:
I- Desenvolver ações conjuntas, priorizando: casos de transtornos mentais severos e persistentes, uso abusivo de álcool e outras drogas, pacientes egressos de internações psiquiátricas, pacientes atendidos nos CAPS, tentativas de suicídio, vítimas de violência doméstica intradomiciliar.
II- Discutir casos identificados pelas equipes da atenção básica que necessitem de uma ampliação da clínica em relação às questões subjetivas.
III- Criar estratégias comuns para abordagem de problemas vinculados a violência, abuso de álcool e outras drogas, estratégias de redução de danos, etc. nos grupos de risco e nas populações em geral.
IV- Evitar práticas que levem à psiquiatrização e medicalização de situações individuais e sociais, comuns à vida cotidiana.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  • A.Todas as proposições estão corretas.
  • B.Somente as proposições I, II e III estão incorretas.
  • C.Somente as proposições I e IV estão incorretas.
  • D.Somente as proposições I e II estão corretas.
  • E.Somente as proposições II e IV estão corretas.





resposta A




A Psicologia da Saúde desafia as hipóteses do modelo biomédico de saúde e de doença ao sugerir que o ser humano deve ser visto como sistema complexo e que a doença é causada por
  • A.valores provenientes da classe social e do grupo étnico.
  • B.um único fator.
  • C.uma multiplicidade de fatores.
  • D.agentes patogênicos e falta de defesa.



c


O processo de manutenção ou de recuperação da saúde
  • A.não pode limitar-se a uma unidade de saúde.
  • B.deve limitar-se a consultórios.
  • C.relaciona-se apenas com hospitais e consultórios.
  • D.diz respeito apenas a consultórios ou a unidades de saúde.



O Psicólogo da Saúde é um profissional que deve promover a saúde com sua prática direcionada à
  • A.prevenção terciária.
  • B.prevenção primária.
  • C.prevenção secundária.
  • D..prevenção, em termos gerais.


O blog foi feito apenas para ajudar os alunos, 
que por algum motivo não puderam comparecer a aula.
o blog não tem fins lucrativos e para reivindicar imagem ou créditos,
favor entrar em contato, que atenderemos prontamente.



Blog do terceiro período de Psicologia
Representante de Classe - Filipe Sgnaolin
Vice - Bia Peac
Instagram - @psicologiaparaestudar

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quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Pontos principais AV2 Fundamentos socioantropológicos da saúde

Pontos principais AV2 Fundamentos socioantropológicos da saúde 

• A importância do termo Instituição Social, como responsável pela definição de nossa sociedade. No sentido usual este termo pode ser considerado como uma organização que abrange pessoas em seus estabelecimentos, hospitais, fábricas e universidades.

Para explicar a importância desse termo , precisamos compreender qu a instituição social  possui uma estrutura relativamente permanente, ou seja que dura muito, quase que definitiva e é marcada por padrões de comportamentos delimitado por normas e valores específicos, é marcada também por finalidades própria e com uma estrutura unificada, sendo assim podemos  de fato afirmar que a Instituição Social é uma forma de organização e é  a responsável pela definição de nossa sociedade.

Segue alguns exemplos para que possamos entender melhor:

As denominações religiosas:
Por denominação religiosa entendemos as instituições praticantes de uma religião. O cristianismo é uma religião, já a Igreja Católica Apostólica Romana é uma das denominações religiosas dessa religião. Poderíamos citar como denominação religiosa a Igreja Universal do Reino de Deus, a Assembleia de Deus, a Igreja Presbiteriana do Brasil, etc.
 .
No caso das denominações religiosas, sua estrutura é marcada por uma hierarquia específica (por exemplo, Pastor, diácono, obreiro, membro, etc.), normas de conduta (por exemplo, não usar determinados objetos ou vestimentas), crenças (por exemplo, crer na Trindade) e valores próprios (não matarás, não cobiçar a mulher do próximo).
 .
Todas as Instituições Sociais têm função (meta, objetivo ou propósito) e estrutura. A função é o elemento agregador, enquanto que a estrutura é o elemento organizador, possibilitador da convivência social.
 .
As instituições podem ser de origem espontânea (família) ou criadas (denominação religiosa). Existem basicamente dois tipos de Instituições Sociais, quanto a sua forma de atuação:
 
1.    Regulativas e;
2.    Operativas:
 
As Instituições Regulativas, como sugere o nome, tem por característica de atuação a regulação. Aqui se enquadra a denominação religiosa, a escola e a família. As instituições operativas caracteriza-se pela atuação operativa, como por exemplo o os órgãos públicos de operação, como o Departamento de cobrança de Impostos.
Diante de todos esses argumentos, podemos definir claramente nossa sociedade, mas essa definição só foi permita por causa das Instituições sociais. 


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 • A interiorização [da socialização] não só controla o indivíduo, mas abre-lhe as portas do mundo. 


Em relação com esta questão é possível realizarmos três afirmativas: 

1 - A socialização é feita em contato com as outras pessoas com quem nos relacionamos

2 - família, parentes, colegas de trabalho, situações sociais, nos envolvem em aprendizados e emoções

3- a socialização é um processo em constante construção

O processo de socialização vem se alterando ao longo do tempo, através das mudanças da sociedade. Note que os processos de socialização da antiguidade e da atualidade são bem distintos, o que decorre da evolução dos meios de comunicação e do avanço tecnológico.

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Seja qual for a cor, a etnia, a classe social, todos os seres humanos desde cedo estão em constante processo de socialização, seja na escola, na igreja, na faculdade ou no trabalho. Alguns fatores podem afetar esse processo, tal como um local marcado por guerras.

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As consequências dos processos de socialização geralmente são positivas e resultam na evolução da sociedade e dos indivíduos. Por outro lado, as pessoas que não se socializam podem apresentar muitos problemas psicológicos, determinados, por exemplo, pelo isolamento social.
explicando a interiorização:

A interiorização significa que o mundo social, com sua multiplicidade de significados, passa a interiorizar-se na consciência da criança. Através dum complicado processo de reciprocidade e reflexão, certa simetria se estabelece entre o mundo interior do indivíduo e o mundo social externo, em cujo âmbito o mesmo está sendo socializado. A consciência é basicamente a interiorização dos comandos e proibições de ordem moral vindos do exterior. Seria extremamente dispendioso para a sociedade, e provavelmente até mesmo impossível, se o indivíduo tivesse que ser rodeado constantemente por outros que lhe dissessem “faça isto” ou “não faça aquilo”. Depois que estas induções se interiorizaram na consciência do indivíduo, só ocasionalmente haverá necessidade de reforços vindos de fora. Na sua maioria, os indivíduos se controlam a si mesmos na maior parte das vezes. É só por meio da interiorização das vozes dos outros que podemos falar a nós mesmos. Se ninguém nos tivesse dirigido uma mensagem significativa vinda de fora, em nosso interior também reinaria o silêncio. É só através dos outros que podemos descobrir-nos a nós mesmos. É só através dos outros significativos que podemos desenvolver um relacionamento significativo com a nossa própria pessoa

4- O principal mecanismo da socialização é a interação social e se inicia desde a nossa mais tenra infância

em outras palavras:

Podemos afirmar que a experiência social começa com o nascimento. O mundo da criança é habitado por outras pessoas. Desde o início, a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos

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exemplo:
O treinamento para o uso do banheiro: O treinamento para o uso do  banheiro constitui outro setor do comportamento da criança em que as próprias funções fisiológicas do organismo são forçadas de maneira bastante óbvia, a submeter-se aos padrões sociais. 




 • Compreender saúde e doença, não se pode analisar somente os aspectos biológicos: è importante questionarmos a posição incorreta que diz que “O processo de saúde e doença é visto pelo modelo biomédico, sendo que saúde é considerada ausência de doenças, conforme propõe a Organização Mundial de Saúde.”


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"Assim como existe uma forma saudável de definir e viver a doença, existe um desafio constante para manter e representar positivamente o estado de saúde".
(Bolander,1998)



 • Importante compreendermos que o surgimento da sociologia foi possível por conta de alguns fenômenos sociais marcantes em nossa história, como a Revolução Industrial e Revolução francesa.


Informaçoes para estudos:


O nome “Sociologia” foi criado por Auguste Comte, também considerado o pai do positivismo. Comte observava uma transformação da sociedade europeia, mais especificamente da sociedade francesa, em que a sociedade militar e teocrática era substituída por uma sociedade industrial e científica (LALLEMENT, 2008, pg. 71). Essa crise poderia ter consequências catastróficas, e a memória do que havia sido a Revolução Francesa ainda era muito recente para desejar que outras revoltas acontecessem.

Foi primeiramente na França que a disciplina passou a ser considerada uma ciência e a fazer parte das disciplinas universitárias.

 Sociologia é uma ciência social que surge em consequência das ideias iluministas e da busca de diferentes intelectuais de compreender a sociedade e suas dinâmicas. O principal fator social que conduz ao surgimento deste campo de conhecimento foi a Revolução Industrial e suas consequências, como a divisão do trabalho e o processo de urbanização.
Autores como Karl Marx, Friedrich Engels, Alexis de Tocqueville, Le Play, Spencer, se dedicaram a estudar os problemas da nova sociedade que surgia na Europa. Em diferentes países começava a aparecer, no século XIX, o interesse de conhecer os problemas sociais e políticos a partir de um ponto de vista científico e todo esse processo indicava o surgimento de um novo campo de conhecimento.


 • É importantíssimo considerarmos o modo pelo qual as pessoas fazem o uso social de seu corpo, é preciso negar algumas crenças que envolvem acreditar que Na maioria das vezes as marcas que os indivíduos fazem em seus corpos, são simples desenhos sem sentido.

Este artigo é fruto de uma investigação mais ampla, que buscou problematizar o aumento do número de demandas para a feitura de tatuagens e investigar concepções, ideias e valores atribuídos a ela, levando em consideração os contextos cultural e histórico-político. Para alcançar tal objetivo, tomamos a psicossociologia enquanto perspectiva teórica e lançamos mão de diversas disciplinas, como história, sociologia, antropologia, psicologia e psicanálise. Essas foram articuladas, reconhecendo-se os limites epistemológicos de cada uma, de forma a abarcar a complexidade das temáticas “corpo” e “tatuagem”. A feitura da tatuagem neste artigo é analisadora de questões importantes na atualidade, visto que as subjetivações privilegiam as mudanças rápidas, a fluidez, a efemeridade, enquanto a tatuagem evoca a permanência. Haveria, portanto, um paradoxo. Nessa perspectiva, tatuar-se vai em direção oposta à das subjetivações atuais, configurando-se como uma espécie de resistência. Vive-se também numa sociedade que valoriza a imagem e o tempo imediato. O tratamento dado ao corpo inclui essas transformações sociais do contexto mais amplo e, com isso, traz consequências às subjetivações atuais. Uma das marcas da contemporaneidade é justamente o corpo à mostra. Ele se torna um corpomensagem, que cada vez menos passa despercebido. Ele se apresenta como um meio de comunicação e expressão através do qual o sujeito exterioriza seus afetos e interesses. Inscreve-se na pele a própria história, um sentido específico para o momento em que o sujeito a fez. E esse registro se revela, e se desvela, naqueles segundos em que é visto pelos outros.


 • A dor, seja qual for a sua forma, é uma parte inseparável da vida cotidiana: Em relação a está questão é necessário afirmarmos que  a maneira como as pessoas comunicam a dor aos profissionais de saúde ou a outras pessoas também pode ser influenciada por fatores Sociais/Culturais e também Como um "dado privado", a dor deve ser comunicada na forma de expressão verbal ou não verbal e se torna pública e carregada de sentido.


 • Em 1978, a declaração final da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde reafirma a definição de saúde, esta conferência foi denominada Declaração de Alma-Ata


 • O positivismo enquanto movimento da sociologia possui algumas premissas, estas estão relacionadas á Existe uma distinção fundamental entre fato e valor: a ciência se ocupa do fato e deve buscar se livrar do valor; A sociedade pode ser vista como um organismo regulado por leis naturais, que funcionam harmonicamente; As Ciências Sociais e as Ciências Naturais compartilham de um mesmo fundamento lógico e metodológico, elas se distinguem apenas no objeto de estudo; A realidade se constitui essencialmente naquilo que nossos sentidos podem perceber 


• (dissertativa) A globalização pode ser vista como um processo, uma condição ou um tipo específico de projeto político: O movimento de globalização pode ser visto a partir de algumas características como: Diminuição dos poderes nacionais, aumento das entidades autônomas regionais, adoção de princípios liberais e neoliberais, homogeneização e integração cultural – Também é preciso pensarmos criticas realizadas pelo movimento antiglobalização como critica ao modelo neoliberal e desigualdade econômica, independência e vulnerabilidade de mercado, crises...



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 • (dissertativa) A Educação Popular não é algo parado, de acordo com Paulo Freire é possível citarmos 5 princípios fundamentais


Argumentos para responder:


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Nas considerações de Paulo Freire

 Você, eu, um sem-número de educadores sabemos todos que a educação não é a chave das transformações do mundo, mas sabemos também que as mudanças do mundo são um quefazer educativo em si mesmas. Sabemos que a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa. 
Sua força reside exatamente na sua fraqueza. Cabe a nós pôr sua força a serviço de nossos sonhos . (1991, p. 126) Reconhecemos o papel que tem a escola para homens e mulheres, sabendo também, que não será ela a única responsável pelas transformações da sociedade, pois vem orientada muitas vezes para a manutenção das estruturas sociais e econômicas dominantes, que impedem a própria transformação. Citado por Moacir Gadotti, é nesse sentido que Paulo Freire é enfático ao afirmar que “a transformação da educação não pode antecipar-se à transformação da sociedade, mas esta transformação necessita da educação” (1991, p. 84). 


Antes de falarmos sobre Educação Popular, precisamos definir o termo “popular”. A concepção mais comum que se observa, inclusive nos dicionários, é de “popular” como sendo algo do povo, para o povo, que atende às necessidades do povo. Usaremos a concepção de Paulo Freire, entendendo uma comunidade especifica do âmbito “popular” que por assim dizer será chamada de oprimido, aquele que vive sem as condições elementares para o exercício de sua cidadania e que está fora da posse e uso dos bens materiais produzidos pelo sistema econômico atual. Assim, podemos definir a Educação Popular como uma teoria de conhecimento referenciada na realidade, com metodologias incentivadoras à participação e ao empoderamento das pessoas permeado por uma base política estimuladora de transformações sociais e orientado por anseios humanos de liberdadejustiçaigualdade e felicidade.

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A educação popular, primeiramente, foi entendida como uma modalidade, uma extensão dos serviços da escola àquelas pessoas que, aparentemente, não tinham acesso a educação ou estavam a margem dela. Depois de algum tempo é que ela foi entendida como um conjunto de lutas para que a educação fosse realmente acessível ao povo. A educação popular vinha sendo construída, primeiramente, com conhecimentos do cotidiano e entendida como o saber popular que não era considerado pelos currículos escolares. 

A educação popular não tem uma metodologia pronta, uma cartilha a ser seguida.


  • São dispositivos do Sistema Único da Assistência Social CRAS E CREAS 



















Sobre roupas e cultura

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Consagre ao Senhor
tudo o que você faz,
e os seus planos serão bem-sucedidos.
Provérbios 16:3