Arquivos

terça-feira, 2 de outubro de 2018

TEORIA E SISTEMAS DA PSICOLOGIA AV1

  lembrete - O ENEM também  esta próximo não se esqueça.

Amplie leia as figuras, pois as ilustrações tem boas explicações



REVISÃO

Estudos focado na revisão da aula

TEORIA E SISTEMAS DA PSICOLOGIA



+
slide de aula




slide de estudo sobre a aula






Palavras do professor:



Quais as características do Behaviorismo metodológico?

Watson

Metodológico - O que importa e o comportamento como método de estudo.
Maior causa vem do ambiente externo





                            

Quais as características do Behaviorismo Radical?

Skinner 






Palavras do professor:

Principais características - Nega a mente 
Questiona a natureza do que esta observando
Não nega veemente a possibilidade da auto observação, mas sim questiona a natureza do que esta sendo observado.



Para fixar:

Skinner - "Ratos"




Diferença entre Skinner e o Watson  - 
conclusão pessoal


Para Watson a psicologia ...
deveria estudar somente o comportamento humano e nada mais,
e que não há limite para a influencia do ambiente na natureza humana.
Ou seja para Watson o ambiente influencia significativamente e de forma limitada o ser humano.
Podemos aproveitar e linkar isso a aula do professor Pedro, pois essa e a linha do positivismo.
Watson e totalmente influenciado pelo positivismo, um conceito filosófico que afirma que a única forma de conhecimento verdadeiro e o Cientifico.

O modelo defendido pelo Watson

S___R

S - estimulo
R - resposta

ou seja ao se dar um estimulo haverá uma resposta
ele explica o comportamento humano através do estimulo
ele se interessa por aquilo que e passivo da observação, pois sentimentos e emoções não podem ser objetos da ciência, ele não ignora a subjetividade, os sentimentos, mas para ele isso não deveria ser objeto para analise



 Já para Skinner o homem não apenas  responde mas interage e modifica o meio.
 Fazendo estudos com ratos ele descobre os princípios de Reforço positivo.

Watson reduz o homem apenas como uma R - resposta de um  S - estimulo S___R
Skinner já considera a historia do individuo, não somos somente um estimulo do meio.
Mas temos uma história individual, cultural, genética.

Skinner  R___S


Reflexos

Palavras do professor:

Reflexos Inatos - são muito importantes para a sobrevivência
Não precisamos aprender
Um repertorio comportamental que já com você.

Resultado de imagem para bebe nadando desenho 

Definição de reflexos:

Palavras do professor:

São relações entre estímulos e respostas 






Resultado de imagem para respostas  estimulos

Tabela dada em aula



Slides da aula de revisão




lei intensidade -  magnitude
estabelece que “a intensidade do estímulo é uma medida diretamente proporcional à magnitude da resposta” 





Lei da Intensidade-MagnitudeEsta lei estabelece que a intensidade do estímulo é diretamente proporcional à magnitude da resposta, isso quer dizer que quanto maior é a quantidade de estímulo, maior será o tamanho da resposta. O inverso também é verdade: quanto menor o a quantidade de estímulo, menor será o tamanho da resposta.
Lei do LimiarA palavra limiar se refere a um ponto mínimo pré-estabelecido, isto significa que a Lei do Limiar discrimina uma intensidade mínima para que um determinado estímulo elicie (produza) uma resposta. Um exemplo disso é o som que, para eliciar alguma resposta em humanos deve ser emitido à uma frequência superior à 20Hz.

Pode variar de estimulo para estimulo e não ter respostas.

Lei da Latência ou duraçãoLatência é o intervalo entre dois eventos. Dito isso utilizamos esse nome em Psicologia Comportamental para o intervalo de tempo ocorrido entre a apresentação do estímulo e a ocorrência da resposta. Essa lei estabelece que quanto maior for a intensidade do estímulo menor será a latência entre estímulo e resposta. Reflita um minuto sobre isso: Você demoraria mais tempo para começar a suar em um dia nublado ou em um dia de sol escaldante? Sendo assim quanto maior a intensidade do estímulo (a presença do sol é mais relevante em um dia de sol escaldante) menor será a latência (o tempo que levará para você começar a suar) para que haja a eliciação da resposta (o suar efetivamente).
tempo que o organismo leva para receber o estimulo.


Força do reflexo - relação entre a latencia, magnitude a duração da resposta.

ex -
seu bater a cabeça forte
maior será o meu galo na cabeça - Magnitude
mais rápida a reação - limiar
mais tempo levará para diminuir - duração
a força do reflexo e a relação entre os tres

estimulo - ambiente
reflexo - organismo

si - estimulo inato ou incondicionado -  ei
ri - resposta incondicionada - 
sn estimulo neutro - en
sc - estimulo condicionado - ec
rc - resposta condicionada - cr
sr - sem resposta 







Importante 
reflexos importantes : patelar e pupilar 

Habituação do reflexo


Definição de Habituação dreflexo nas palavras do professor:
Quando somos expostos a um determinado estimulo, por um tempo prolongado, a magnitude da resposta tende a diminuir.





Condicionamento


Quais os fatores que influenciam o estimulo condicionado respondente?



condicionamento clássico (ou condicionamento pavloviano ou condicionamento respondente) é um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos.

































Exemplos de atividades

















Importante



extinção


Veja no esquema a seguir como podemos descrever a contingência da extinção:



Note que há uma quebra na contingência e não a retirada do estímulo reforçador como acontece na punição negativa. Para diferenciar os dois tipos de relação funcional, vamos tomar como exemplo, Mariana ligando para Carlos. Suponha que eles sejam um casal de namorados que acabaram de sair de uma briga e Carlos já não a atende mais, pois ficou furioso após ela ter saído para uma festa com as amigas. Ele está punindo o comportamento de Mariana sair sozinha com a retirada de um estímulo reforçador (punição negativa). No caso da extinção, Carlos já não atende Mariana, pois ela não é mais reforçadora para ele, ou seja, o comportamento de estar junto à ela perdeu sua função.







exemplo:

O que é recuperação espontânea na Psicologia (Behaviorismo)?

A recuperação espontânea refere-se ao reaparecimento da resposta condicionada depois de um período de repouso ou período de menos respostas. Se estímulo condicionado e estímulo incondicionado não estão associados, a extinção irá ocorrer muito rapidamente após uma recuperação espontânea.


Por exemplo, no experimento clássico de Ivan Pavlov, os cães foram condicionados a salivar ao som de um sino. Pavlov também observou que deixar de emparelhar o som com a apresentação dos alimentos levou à extinção da resposta de salivação.

No entanto, após um período de repouso de duas horas, a resposta de salivação de repente reapareceu quando o som do sino foi apresentado.





Anotações do professor










Consagre ao Senhor
tudo o que você faz,
e os seus planos serão bem-sucedidos. 


Provérbios 16:3























Bons estudos
phototerapianobrasil@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário