Arquivos

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

AV2 NeuroAnatomoFisiologia

Resumo para AV2

Super indico - Nossa fonte destudo - https://www.auladeanatomia.com/

Vamos abordar todo conteúdo dado na revisão, vamos explicar detalhadamente tópico por tópico.


Corpo Caloso

Você sabe o que é?
Imagem relacionada
único contato entre os dois hemisferios do cerebro. 


O que é e as características principais:

O corpo caloso é uma estrutura cerebral de cor branca, que faz a conexão entre os dois hemisférios (direito e esquerdo) do cérebro dos seres humanos. Esta conexão estabelecida pelo corpo caloso é de extrema importância, pois os dois hemisférios trabalham em conjunto.

O corpo caloso é formado por diversos feixes de fibras neurais de comunicação (conjunto de axônios e dendritos). Ele está localizado na região central do cérebro humano, sendo que estes feixes passam de um lado para o outro.


Principais funções:

- Estabelecer a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais. Lembrando que o hemisfério direito do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo, enquanto o hemisfério esquerdo comanda o lado direito do corpo.

- Atua na interpretação de informações oriundas dos sentidos (visão e tato, por exemplo).

- Atua também no processo de interpretação de informações mentais.

Você sabia?

- Lesões no corpo caloso podem provocar diversos problemas no funcionamento corporal. Entre estes problemas, podemos citar: dificuldades na orientação de direção (direita e esquerda); problemas relacionados à linguagem; dificuldades em reconhecimento de objetos visuais; dificuldades de diferenciação dos dois lados do corpo.

- O consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode provocar alterações no corpo caloso, causando os problemas acima citados.





Ventrículos encefálicos


Nas transformações sofridas pelas vesículas primordiais, a luz do tubo neural primitivo permanece e apresenta dilatada em algumas das subdivisões das vesículas, denominando os ventrículos. Estes são estruturas que apresentam comunicação entre si.

Os ventrículos laterais (direito e esquerdo) originam da luz do telencéfalo. O III (terceiro) ventrículo origina da luz do diencéfalo. Os ventrículos laterais comunicam com o III através do forame interventricular.

O aqueduto cerebral origina da luz estreitada do mesencéfalo, o qual comunica o III com IV ventrículo. O IV (quarto) ventrículo origina da luz do rombencéfalo. Este é continuado pelo canal central da medula e se comunica com o espaço subaracnoide. 



O sangue e filtrado nos ventriculos. 
ficam cheios de Liquor


Imagem relacionada



Imagem relacionada


Plexo Coroide

explicação do professor:

Ficam dentro dos ventrículos e a cada 7 horas o Liquor e renovado. Isso ocorre a medida que o sangue e filtrado.
O liquor velho vai para o sangue de NOVO, ele e reabsorvido por estruturas chamadas Granulações aracnoides 

 Mas o que são Granulações aracnoides?

Granulações Aracnoides: em alguns pontos da aracnoide, formam-se pequenos tufos que penetram no interior dos seios da dura-máter, constituindo as granulações aracnoideas, mais abundantes no seio sagital superior. As granulações aracnoideas levam pequenos prolongamentos do espaço subaracnoideo, verdadeiros divertículos deste espaço, nos quais o liquor está separado do sangue apenas pelo endotélio do seio e uma delgada camada de aracnoide. São estruturas admiravelmente adaptadas à absorção do liquor, que neste ponto, vai para o sangue.



saco dural - Acabamento das meninges

saco dural é uma folha membranar ou tubo de dura-máter que envolve a medula espinal e a cauda equina. Este saco contém o líquido cefalorraquidiano, que fornece nutrientes e proteção à medula espinhal.


Líquor - numa linguagem mais cientifica. 

É um fluido aquoso e incolor de composição química pobre em proteína que ocupa o espaço subaracnóideo e as cavidades ventriculares. Pode ser chamado também de líquido cérebro espinhal.

Sua principal função é proteger o SNC, agindo como um amortecedor de choques. É produzido por uma estrutura especial, o plexo corióide.

Estão situados no assoalho dos ventrículos laterais e no teto do III e IV ventrículo.

Resumindo a divisão anatômica do SNC, esta pode ser descrita da seguinte maneira.

A maior parte do encéfalo corresponde ao cérebro. Este pode ser dividido em lobos, correspondendo cada um, ao osso do crânio com quem mantém relações. Então, temos o lobo frontal, occipital, parietal e temporal.

Do tronco encefálico originam 12 pares de nervos, denominados nervos cranianos, que saem pela base do crânio através de forames ou canais. Da medula espinhal saem 31 pares de nervos, denominados nervos espinhais, que saem da coluna vertebral através de forames intervertebrais.


Onde ele circula?

Resultado de imagem para liquor resumo


LIQUOR para os mais chegados 💕😍😍 I love liquor

Resultado de imagem para liquor definição
 O que mais temos que saber sobre o Liquor?

Liquor numa Linguagem mais informal

Apelido carinhoso do Liquor : LCR
outro nome do Liquor : líquido cefalorraquidiano
Doença relacionada ao Liquor - Meningite 
Liquor se renova a cada 7 horas 
Cor - incolor. 
Liquor e reabsorvido pelas Granulações aracnoides 
Liquor é produzido nos plexos corioides dos ventrículos
Sua principal função é proteger o SNC, agindo como um amortecedor de choques.
É produzido por uma estrutura especial, o plexo corióide. 

A aracnoide separa-se da pia-máter pelo espaço subaracnoideo que contem liquor.


Resultado de imagem para meninges resumo das tres


 Isso aqui abaixo, não cai, mas e legal saber:

Foice do Cérebro: é um septo vertical mediano em forma de foice que ocupa a fissura longitudinal do cérebro, separando os dois hemisférios.
 Foice do Cerebelo: pequeno septo vertical mediano, situado abaixo da tenda do cerebelo entre os dois hemisférios cerebelares.


TELENCÉFALO


Resultado de imagem para fissura longitudinal do cérebro
O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, e uma pequena linha mediana situada na porção anterior do III ventrículo.

Os dois hemisférios cerebrais são incompletamente separados pela fissura longitudinal do cérebro, cujo o assoalho é formado por uma larga faixa de fibras comissurais, denominada corpo caloso, principal meio de união entre os dois hemisférios. Os hemisférios possuem cavidades, os ventrículos laterais direito e esquerdo, que se comunicam com o III ventrículo pelos forames interventriculares.

Imagem relacionada
corpo caloso


Agora vamos falar sobre os LOBOS cerebrais 

córtex cerebral é dividido em áreas denominadas lobos cerebrais, cada uma com funções diferenciadas e especializadas.
lobos cerebrais

Lobo frontal

No lobo frontal, localizado na parte da frente do cérebro (testa), acontece o planejamento de ações e movimento, bem como o pensamento abstrato. Nele estão incluídos o córtex motor e o córtex pré-fronta.

O córtex motor controla e coordena a motricidade voluntária, sendo que o córtex motor do hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo do indivíduo, enquanto que o do hemisfério esquerdo controla o lado direito. Um trauma nesta área pode causar fraqueza muscular ou paralisia.
A aprendizagem motora e os movimentos de precisão são executados pelo córtex pré-motor, que fica mais ativa do que o restante do cérebro quando se imagina um movimento sem executá-lo. Lesões nesta área não chegam a comprometer a ponto do indivíduo sofrer uma paralisia ou problemas para planejar ou agir, no entanto a velocidade de movimentos automáticos, como a fala e os gestos, é perturbada.

A atividade no lobo frontal de um indivíduo aumenta somente quando este se depara com uma tarefa difícil em que ele terá que descobrir uma sequência de ações que minimize o número de manipulações necessárias para resolvê-la. A decisão de quais sequências de movimento ativar e em que ordem, além de avaliar o resultado, é feito pelo córtex-frontal, localizado na parte da frente do lobo frontal. Suas funções incluem o pensamento abstrato e criativo, a fluência do pensamento e da linguagem, respostas afetivas e capacidade para ligações emocionais, julgamento social, vontade e determinação para ação e atenção seletiva. Lesões nesta região fazem com que o indivíduo fique preso obstinadamente a estratégias que não funcionam ou que não consigam desenvolver uma seqüência de ações correta.

Lobos occipitais

Localizados na parte inferior do cérebro e cobertos pelo córtex cerebral, os lobos occipitais processam os estímulos visuais, daí também serem conhecidos por córtex visual. Possuem várias subáreas que processam os dados visuais recebidos do exterior depois destes terem passado pelo tálamo, uma vez que há zonas especializadas a visão da cor, do movimento, da profundidade, da distância e assim por diante. Depois de passarem por esta área, chamada área visual primária, estas informações são direcionadas para a área de visão secundária, onde são comparadas com dados anteriores, permitindo assim o indivíduo identificar, por exemplo, um gato, uma moto ou uma maçã. O significado do que vemos, porém, é dado por outras áreas do cérebro, que se comunicam com a área visual, considerando as experiências passadas e nossas expectativas. Isso faz com que o mesmo objeto não seja percepcionado da mesma forma por diferentes indivíduos. Quando esta área sofre uma lesão provoca a impossibilidade de reconhecer objetos, palavras e até mesmo rostos de pessoas conhecidas ou de familiares. Esta deficiência é conhecida como agnosia.

Lobos temporais

Na zona localizada acima das orelhas e com a função principal de processar os estímulos auditivos encontram-se os lobos temporais. Como acontece nos lobos occipitais, as informações são processadas por associação. Quando a área auditiva primária é estimulada, os sons são produzidos e enviados à área auditiva secundária, que interage com outras zonas do cérebro, atribuindo um significado e assim permitindo ao indivíduo reconhecer ao que está ouvindo.

Lobos parietais

Na região superior do cérebro temos os lobos parietais, constituídos por duas subdivisões, a anterior e a posterior. A primeira, também chamada de córtex somatossensorial, tem a função de possibilitar a percepção de sensações como o tato, a dor e o calor. Por ser a área responsável em receber os estímulos obtidos com o ambiente exterior, representa todas as áreas do corpo humano. É a zona mais sensível, logo ocupa mais espaço do que a zona posterior, uma vez que tem mais dados a serem interpretados, captados pelos lábios, língua e garganta. A zona posterior é uma área secundária e analisa, interpreta e integra as informações recebidas pela anterior, que é a zona primária, permitindo ao indivíduo se localizar no espaço, reconhecer objetos através do tato etc.


Vamos resumir isso tudo ai...
Resultado de imagem para lobos cerebrais

Melhorou ne?


Imagem relacionada

Resultado de imagem para lobos cerebrais


Agora vamos falar sobre a parte dos estudos

Função cerebral no sec XlX

Teoria da frenologia de Franz Joseph Gall

Frenologia: 


  1. A ablação cirúrgica seletiva de partes do cérebro de animais;
  2. A estimulação farádica ou galvânica (elétrica) do cérebro de animais e seres humanos;
  3. Os estudos clínicos, ou seja, pacientes com deficts neurológicos ou mentais tiveram seus cérebros estudados após a sua morte, em uma tentativa de correlacioná-los com alterações detectáveis no tecido cerebral.


Frenologia: 

Resultado de imagem para frenologia significado

Resultado de imagem para Frenologia resumo

Imagem relacionada

Frenologia é o estudo da estrutura do crânio de modo a determinar o carácter da pessoas e a sua capacidade mental. Esta pseudociencia baseia-se na falsa assunção de que as faculdades mentais estão localizadas em "orgãos" cerebrais na superficie deste que podem ser detectados por inspecção visual do crânio


Onde começou a descobrir que o tronco cerebral era mortal.

A ciência cognitiva procura estudar as funções cerebrais com objetivo de desenvolver o conceito de "inteligência artificial". Métodos de Observação Pierre Flourens, por volta de 1825, começou as primeiras descobertas relacionadas com funcionamento cerebral. Anatomistas e fisiologistas desenvolveram novos métodos experimentais para intervir diretamente no cérebro e observar os resultados destas intervenções sobre o comportamento de animais. Estes métodos eram: A ablação cirúrgica seletiva de partes do cérebro de animais. A estimulação elétrica do cérebro de animais e seres humanos. Os estudos clínicos, ou seja, pacientes com deficiências neurológicas ou mentais tiveram seus cérebros examinados após a sua morte, numa tentativa de identificar com alterações detectáveis no tecido nervoso. A eletrofisiologia, na qual elétrodos são colocados diretamente no cérebro, permite aos cientistas registrar a atividade córtex cerebral de neurônios isolados ou grupos de neurônios, mas como requer uma cirurgia invasiva, é uma técnica reservada apenas para cobaias animais. A eletroencefalografia ou EEG, dá-se com a colocação de elétrodos sobre a pele, a fim de se registarem os impulsos nervosos (de natureza eletro-química) gerados por diferentes partes do córtex cerebral. O exame detecta apenas mudanças em larga escala e ocorridas apenas nas camadas mais externas do órgão. Com o aparecimento dos métodos de imagem, a tomografia axial computorizada e da imagem por ressonância magnética, vieram revolucionar o estudo do funcionamento do cérebro e tornar o diagnóstico médico mais rigoroso. A ressonância magnética funciona medindo as mudanças no fluxo de sangue dentro do cérebro, mas a atividade dos neurônios não é diretamente medida, e não pode se distinguir onde a atividade é de inibição ou onde é de excitação. Testes de comportamento podem avaliar sintomas de doenças e o desempenho mental, mas também são medidas indiretas das funções cerebrais e podem não ser práticas em todos os animais. Análises feitas em cadáveres de animais permitem o estudo da anatomia e da distribuição de proteínas no cérebro. 

Fonte: pt.wikipedia.org
www.oficinadoestudante.com.br



Área de Broca e Área de Wernicke

Área de Wernicke é uma região do cérebro humano responsável pelo conhecimento, interpretação e associação das informações, mais especificamente a compreensão da linguagem

Área de Broca é a parte do cérebro humano responsável pela expressão da linguagem, contém os programas motores da fala. "
Essa área é localizada no giro frontal inferior, que participa do processo de decodificação fonológica e que vai organizar a resposta motora com a finalidade de executar a articulação da fala após receber o estímulo transmitido e processado pela área de Wernicke."

Área de Brodmann é uma região do córtex cerebral definida com base nas suas estruturas citoarquitetonicas e organização de suas células.

Resultado de imagem para Pierre Paul Broca resumo




Imagem relacionada
estamos quase finalizando...
vamos saber agora quem são esse carinhas abaixo:
👀💭



DIENCÉFALO

Glandula Hipofise- Principal
Glandula Pineal se localiza aqui.
ela e responsavel pelo relogio biologico.
a Ausencia de luz - Melatonina - isso nos da sonolencia. 

O diencéfalo e o telencéfalo formam o cérebro, que corresponde ao prosencéfalo. O cérebro é a parte mais desenvolvida do encéfalo e ocupa cerca de 80% da cavidade craniana. O diencéfalo é uma estrutura ímpar que só é vista na porção mais inferior de cérebro. Ao diencéfalo compreendem as seguintes partes: tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo, todas relacionadas com o III ventrículo.
Divisão do Diencéfalo

III Ventrículo:

 É uma cavidade no diencéfalo, ímpar, que se comunica com o IV ventrículo pelo aqueduto cerebral e com os ventrículos laterais pelos respectivos forames interventriculares.
Terceiro Ventrículo Quando o cérebro é seccionado no plano sagital mediano, as paredes laterais do III ventrículo são expostas amplamente; verifica-se então a existência de uma depressão, o sulco hipotalâmico, que se estende do aqueduto cerebral até o forame interventricular. As porções da parede, situadas acima deste sulco, pertencem ao tálamo; e as situadas abaixo, pertencem ao hipotálamo.


Tálamo: - A "recepcionista" que existe em nós

Talamo encaminha para area especifica
Cortex cerebral - identifica 
se dividem 5 grupos:
Anterior
Posterior
Lateral
Mediano
Medial

Tálamo - Vista MedialO tálamo, com comprimento de cerca de 3 cm, compondo 80% do diencéfalo, consiste em duas massas ovuladas pareadas de substância cinzenta, organizada em núcleos, com tratos de substância branca em seu interior. Em geral, uma conexão de substância cinzenta, chamada massa intermédia (aderência intertalâmica), une as partes direita e esquerda do tálamo. A extremidade anterior de cada tálamo apresenta uma eminência, o tubérculo anterior do tálamo, que participa da delimitação do forame interventricular.
A extremidade posterior, consideravelmente maior que a anterior, apresenta uma grande eminência, o pulvinar, que se projeta sobre os corpos geniculados lateral e medial.

O tálamo serve como uma estação intermediária para a maioria das fibras que vão da porção inferior do encéfalo e medula espinhal para as áreas sensitivas do cérebro. O tálamo classifica a informação, dando-nos uma ideia da sensação que estamos experimentando, e as direciona para as áreas específicas do cérebro para que haja uma interpretação mais precisa.

Funções do Tálamo:

 Sensibilidade;
 Motricidade;
 Comportamento Emocional;
 Ativação do Córtex;
 Desempenha algum papel no mecanismo de vigília, ou estado de alerta.

Hipotálamo: controla sede e fome - equilibro organico do organismo

Hipotálamo É uma área relativamente pequena do diencéfalo, situada abaixo do tálamo, com funções importantes principalmente relacionadas à atividade visceral.
O hipotálamo é parte do diencéfalo e se dispõe nas paredes do III ventrículo, abaixo do sulco hipotalâmico, que separa
o tálamo. Apresenta algumas formações anatômicas visíveis na face inferior do cérebro: o quiasma óptico, o túber cinéreo, o infundíbulo e os corpos mamilares. Trata-se de uma área muito pequena (4 g) mas, apesar disso, o hipotálamo, por suas inúmeras e variadas funções, é uma das áreas mais importantes do sistema nervoso.


Funções do Hipotálamo:

 Controle do sistema nervoso autônomo;
 Regulação da temperatura corporal;
 Regulação do comportamento emocional;
 Regulação do sono e da vigília;
 Regulação da ingestão de alimentos;
 Regulação da ingestão de água;
 Regulação da diurese;
 Regulação do sistema endócrino;
 Geração e regulação de ritmos circadianos.

Epitálamo:

Epitálamo Limita posteriormente o III ventrículo, acima do sulco hipotalâmico, já na transição com o mesencéfalo. Seu elemento mais evidente é a glândula pineal, glândula endócrina de forma piriforme, ímpar e mediana, que repousa sobre o tecto mesencefálico. A base do corpo pineal se prende anteriormente a dois feixes transversais de fibras que cruzam um plano mediano, a comissura posterior e a comissura das habênulas, entre as quais penetra na glândula pineal um pequeno prolongamento da cavidade ventricular, o recesso pineal.
A comissura posterior situa-se no prolongamento em que o aqueduto cerebral se liga ao III ventrículo e é considerada como limite entre o mesencéfalo e o diencéfalo. A comissura das habênulas interpõe-se entre duas pequenas eminências triangulares, os trígonos da habênula. Esses estão situados entre a glândula pineal e o tálamo e continuam anteriormente, de cada lado, com as estrias medulares do tálamo. A tela corioide do III ventrículo insere-se, lateralmente, nas estrias medulares do tálamo e, posteriormente, na comissura das habênulas, fechando assim o III ventrículo.


Epitálamo:

Epitálamo Limita posteriormente o III ventrículo, acima do sulco hipotalâmico, já na transição com o mesencéfalo. Seu elemento mais evidente é a glândula pineal, glândula endócrina de forma piriforme, ímpar e mediana, que repousa sobre o tecto mesencefálico. A base do corpo pineal se prende anteriormente a dois feixes transversais de fibras que cruzam um plano mediano, a comissura posterior e a comissura das habênulas, entre as quais penetra na glândula pineal um pequeno prolongamento da cavidade ventricular, o recesso pineal.
A comissura posterior situa-se no prolongamento em que o aqueduto cerebral se liga ao III ventrículo e é considerada como limite entre o mesencéfalo e o diencéfalo. A comissura das habênulas interpõe-se entre duas pequenas eminências triangulares, os trígonos da habênula. Esses estão situados entre a glândula pineal e o tálamo e continuam anteriormente, de cada lado, com as estrias medulares do tálamo. A tela corioide do III ventrículo insere-se, lateralmente, nas estrias medulares do tálamo e, posteriormente, na comissura das habênulas, fechando assim o III ventrículo.

Portanto, o epitálamo é formado por:
Trígono da Habênula – área triangular na extremidade posterior da tênia do tálamo junto ao corpo pineal.
Corpo Pineal – é uma estrutura semelhante a uma glândula, de aproximadamente 8 mm de comprimento, que se situa entre os colículos superiores. Embora seu papel fisiológico ainda não esteja completamente esclarecido, a glândula pineal secreta o hormônio melatonina, sendo assim, uma glândula endócrina. A melatonina é considerada a promotora do sono e também parece contribuir para o ajuste do relógio biológico do corpo.
Comissura Posterior – é um feixe de fibras arredondado que cruza a linha mediana na junção do aqueduto com o terceiro ventrículo anterior e superiormente ao colículo superior. Marca o limite entre o mesencéfalo e diencéfalo.

👀Com exceção da comissura posterior, todas as formações não endócrinas do epitálamo pertencem ao sistema límbico, estando assim relacionados com a regulação do comportamento emocional.

Subtálamo:

Compreende a zona de transição entre o diencéfalo e o tegumento do mesencéfalo. Sua visualização é melhor em cortes frontais do cérebro. Verifica-se que ele se localiza abaixo do tálamo, sendo limitado lateralmente pela cápsula interna e medialmente pelo hipotálamo. O subtálamo apresenta formações de substância branca e cinzenta, sendo a mais importante o núcleo subtalâmico. Lesões no núcleo subtalâmico provocam uma síndrome conhecida como hemibalismo, caracterizada por movimentos anormais das extremidades.


Resultado de imagem para talamo funcao




Estrutura que produz o liquor?
  • 1. 
  • 2. 
  • 3. 
  • 4. 

Estrutura que forma o limite superior do tálamo?
  • 1. 
  • 2. 
  • 3. 
  • 4. 
  • 5. 


O túber cinéreo esta localizado em qual porção do diencéfalo?
  • 1. 
  • 2. 
  • 3. 
  • 4. 

Glândula localizada no diencéfalo:
  • 1. 
  • 2. 
  • 3. 
  • 4. 
  • 5. 
Lobo onde encontramos a função da motricidade?
  • 1. 
  • 2. 
  • 3. 
  • 4. 
  • 5. 
Nome da cavidade  diencefálica?
  • 1. 
  • 2. 
  • 3. 
  • 4. 
  • 5. 

O sistema nervoso central é formado pela medula espinhal e o encéfalo. Essa última estrutura apresenta como região mais desenvolvida o:
a) bulbo.
b) hipotálamo.
c) cerebelo.
d) cérebro.
e) mesencéfalo.

Resposta Questão 1
Alternativa “d”. O cérebro é a parte mais desenvolvida do encéfalo e é formado por dois hemisférios unidos pelo corpo caloso.

O encéfalo apresenta diversas funções extremamente vitais para o corpo. Cada parte dessa estrutura está relacionada com uma atividade diferente. O cerebelo, por exemplo, está relacionado principalmente com
a) a regulação da temperatura do corpo.
b) as funções endócrinas.
c) o comportamento sexual.
d) a coordenação e o equilíbrio.
e) a deglutição.

Resposta Questão 2
Alternativa “d”. O cerebelo é a porção do encéfalo responsável principalmente pela coordenação dos movimentos e o equilíbrio do organismo.

No tubo nervoso, durante o desenvolvimento embrionário, é possível perceber três regiões distintas: o prosencéfalo, o mesencéfalo e o rombencéfalo. O prosencéfalo diferencia-se em telencéfalo e diencéfalo. O rombencéfalo diferencia-se em metencéfalo e mielencéfalo. O mesencéfalo não sofre diferenciação. Entre as partes do encéfalo listadas a seguir, marque aquela que é formada a partir do diencéfalo.
a) Cérebro.
b) Hipotálamo.
c) Cerebelo.
d) Ponte.
e) Bulbo.
Alternativa “b”. O hipotálamo e o tálamo são duas regiões do encéfalo originadas do diencéfalo.
O cérebro é dividido em dois hemisférios: o direito e o esquerdo. Esses dois lados são ligados por uma estrutura denominada de:
a) ponte.
b) corpo caloso.
c) tálamo.
d) córtex.
e) cerebelo.
Alternativa “b”. O corpo caloso liga o hemisfério direito e o esquerdo do cérebro.

Observe as partes do encéfalo listadas a seguir e marque aquela que é considerada como o principal centro de expressão do comportamento sexual.
a) Tálamo.
b) Ponte.
c) Mesencéfalo.
d) Hipotálamo.
e) Bulbo.
Alternativa “d”. O hipotálamo é uma estrutura relacionada com a expressão das emoções e do comportamento sexual.

Qual a divisão do Telencéfalo? (Lobos do cérebro)

Lobo frontal, parietal, temporal, occiptal, da insula

Qual a divisão do Diencéfalo?

Epitálamo, Subtálamo, Tálamo, Hipotálamo

Quantas e quais são as estruturas presentes no Epitálamo?

Comissura posterior, Comissura das Habenulas, glândula pineal

No que consiste a área de Paul Broca?

É a área responsável pela fala

No que consistem os giros transversos de Hertz?

É a área responsável pela audição

Qual o sulco que separa o Lobo Frontal do Lobo Parietal?

Sulco central


Bons estudos

phototerapianobrasil@hotmail.com

Consagre ao Senhor
tudo o que você faz,
e os seus planos serão bem-sucedidos.
Provérbios 16:3



Um comentário:

  1. gostei muito dessas explicações, reviveu as materias da sala de aula...muito bom..

    ResponderExcluir