Arquivos

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA - AV2


Revisão AV2


HISTÓRIA DA PSICOLOGIA - Resumo pessoal, baseado nos temas do professor.





Temas:

- A filosofia de Platão

O mundo das ideias e o mundo das realidades sensíveis.

Concepção de verdade

Comparação com as filosofias de Sócrates e Aristóteles

- Associacionismo: maneira de adquirir o conhecimento segundo o associacionismo
- Psicologia de Wundt

Concepção e propostas gerais

A importância da criação do laboratório de Wundt em Leipzig, Alemanha

Voluntarismo e Völkerpsychologie (Psicologia Cultural/ Psicologia dos Povos)

- Estruturalismo de Titchener

Método, objeto e objetivos



- Funcionalismo

Método, objeto e objetivos


- Empirismo de John Locke

Concepção geral

- Psicanálise

Método de Associação livre, análise de sonhos e concepção de aparelho psíquico

Concepção de objeto: inconsciente

Primeira teoria (estrutura) do aparelho psíquico: consciente, pré-consciente e inconsciente




Behaviorismo


Concepção e propostas gerais do Behaviorismo

Método, objeto e objetivos

Behaviorismo de John Watson

- Psicologia da Gestalt

Concepção e propostas gerais

Princípios de organização da percepção

- Diferença entre Behaviorismo e Gestaltismo



Resumo:
Resultado de imagem para funcionalismo e estruturalismo


A filosofia de Platão

O mundo das ideias e o mundo das realidades sensíveis.

Concepção de verdade

Comparação com as filosofias de Sócrates e Aristóteles


Resultado de imagem para platao dois mundos


Questao sugerida para estudo:

Sócrates, Platão e Aristóteles, dentre outros tão importantes filósofos da Grécia Antiga apresentaram grandes contribuições em favor da construção do conhecimento. Marque a alternativa que descreve as contribuições de Platão acerca da construção do conhecimento.

R: Desenvolveu uma teoria sobre a criação do mundo, afirmando que há dois mundos: o mundo das ideias e o mundo das coisas sensíveis.

Fonte de pesquisa; https://pt.scribd.com


Relembrando Platão:

Imagem relacionada



Comparação com as filosofias de Sócrates e Aristóteles


Imagem relacionada



Imagem relacionada





- Associacionismo: maneira de adquirir o conhecimento segundo o associacionismo


Resultado de imagem para associacionismo
Resultado de imagem para associacionismo



ASSOCIACIONISMO
( Thorndike )
• Objeto: comportamento
• Método: observação e experimentação
• Teoria pioneira: a aprendiza...



Psicologia de Wundt



A importância da criação do laboratório de Wundt em Leipzig, Alemanha

Foi um MARCO na psicologia.


"Wundt e seu laboratório de psicologia em Leipzig ficaram conhecidos [...] como uma instituição científica moderna e proeminente que fornecia uma excelente introdução à nova psicologia experimental" (Muhlberger, 2008, p. 169).


Voluntarismo e Völkerpsychologie (Psicologia Cultural/ Psicologia dos Povos)

Wilhelm Wundt concentrou-se no estudo da própria capacidade de organização da mente, no qual atribuiu o nome de voluntarismo ao seu sistema. A palavra voluntarismo é uma referência à palavra volição, que significa o ato ou força de pensamento superiores. Para ele os psicólogos deveriam dedicar-se ao estudo da experiência imediata; do contrário, a experiência mediata proporciona ao indivíduo informações/conhecimentos de algo além dos elementos de uma experiência. Para ele, ao ver um objeto e dizer sua característica, ex. "o céu é azul", subtende-se que o nosso interesse principal concentra-se no céu e não no fato de percebermos algo denominado "[cor] azul".

Voluntarismo: ideia de que a mente é capaz de organizar o conteúdo mental em processos de pensamento de nível mais elevado. Ele não enfatiza os elementos em si, mas o processo ativo de organização e síntese desses elementos.
Experiência mediata e imediata: a experiência mediata oferece informação sobre qualquer coisa, exceto sobre os elementos dessa experiência; a experiência imediata é equilibrada pela interpretação.


Concepção e propostas gerais


Resultado de imagem para Psicologia de Wundt objeto método





Qual foi o projeto de Wundt? Qual foi sua importância?

R: O projeto de Wundt foi fundar uma psicologia científica, sua importância foi provar a validade da experiência para a psicologia, conferindo-lhe um estatuto de ciência. A partir de Wundt a psicologia desloca-seda metafísica

Qual é o objeto da psicologia wundtiana? Explique.
R:Seu objeto é a experiência imediata (interna), a experiência em seus aspectos subjetivos e sua relação comos conteúdos do mundo interno; a experiência imediata é aquela que ocorre sem mediação das estruturascognitivas. Wundt cria métodos para extrair essa experiência.
A que tradição filosófica Wundt se opõe? Por quê?
R:Wundt opõe-se à metafísica. Ataca a concepção da mente como substância espiritual (espiritualismo) ou material (materialista). Para Wundt, a consciência é processual: resultado de processos cognitivos, sem,contudo, se separar deles
Qual é a diferença entre a experiência mediata e a imediata?

R: A experiência mediata é aquela que precisa de mediação das estruturas cognitivas,a experiência analisada em seu conteúdo puramente objetivo. Nela, abstrai-se o sujeito e enfatiza-se o mundo externo.A imediata, ao contrário, enfatiza o sujeito, os aspectos subjetivos da experiência e a relação desta com o mundo interior.

Quais são os métodos da psicologia wundtiana? Explique.

R: Experimento interferência proposital do pesquisador sobre o início, a duração e o modo de apresentação(ou seja: manipulação) dos fenômenos investigados (física, química, fisiologia); A psicologia utiliza esse método na análise dos processos psíquicos inferiores (sensação, percepção, representação);
Observaçãomera apreensão dos fenômenos e objetos sem interferência do observador. A psicologia,contudo, não pode desconsiderar os aspectos subjetivos da experiência, já que este é seu interesse; assim, apercepção interna pode ser usada como recurso metodológico.

Como Wundt resolve o impasse da crítica à auto-observação como ilusória?
R: Para resolver o problema, ele se apropria do método da ciência: propõe a re-criação das condições da experiência, possibilitando sua repetição, o que torna a experiência científico

Sistema de Wundt e Titchener? Compare os sistemas de Wundt e Titchner, mostrando as concordância e diferenças entre os dois:

Wundt tentaram distinguir a experiência como um objeto de estudo da psicologia, a experiência como um objeto de estudo da física. Para esta diferença entre a experiência imediata e mediata. A experiência imediata é o facto de o assunto diretamente através do bom senso e uma experiência de mediar a experiência física e psicológica que explicam o primeiro. Mas Titchener para a diferenciação dos objetos de estudo foi limitado a sua dependência ou não do sistema nervoso de um indivíduo. Essencialmente procurou distinguir psicologia a partir de outras áreas a fim de lhe permitir adquirir o seu próprio lugar. Especificamente, foi distinguido da metafísica de simples senso comum e para um conforto meramente utilitarista da “alma doente”. Titchener disse que a tarefa da psicologia era o de descobrir fatos relativos a seu tema e entender que o seu interesse deve ser o de compreender o espírito humano e não se alterou ou alterados, nem as diferenças individuais.

O que é experiência mediata? O que é experiência imediata?
Que problemas Wundt encontrou em seu método observacional? O que fez? A experiência mediata nos oferece informações ou conhecimento sobre coisas que não são os elementos da experiência em si. Essa é a maneira usual pela qual a empregamos para adquirir conhecimento do nosso mundo. Por exemplo, quando olhamos uma maça e dizemos: “A fruta é vermelha”, essa afirmação implica que o nosso interesse primordial é a fruta, e não o fato de passarmos pela experiência do vermelho. A experiência imediata de olhar para a fruta, contudo, não está no objeto em si, mas na experiência de uma coisa vermelha. Para Wundt, são as experiências básicas (como a experiência do vermelho) que formam os estados de consciência ou os elementos mentais que a mente então organiza ou sintetiza. A consciência é a experiência imediata. Porém antes de haver consciência, preciso passar pela sensação. E quando eu tomo consciência do que estou sentindo eu passo à percepção. Perceber é a consciência do que sinto. A sensação é a mesma, mas a percepção é diferente. Tudo que eu faço, por mais similar que seja, é uma experiência única.Acordar, escovar os dentes, andar, tomar banho, ate mesmo ver. A crença de Wundt de que a ciência experimental que ele criara era um projeto limitado conduziu a seu repúdio pela geração mais jovem de psicólogos experimentais. Não podiam perdoar o fundador da sua disciplina ter afirmado que a psicologia era apenas em parte um ramo das ciências naturais. Wundt afirmava que não era possível estudarmos processos mentais mais profundos de maneira experimental. Começou um movimento no sentido de provar que Wundt estava errado.





- Estruturalismo de Titchener





Método, objeto e objetivos


Resultado de imagem para titchener estruturalismo objeto metodo


Um dos maiores estruturalistas foi:

Titchener


Titchener trouxe contribuições para o desenvolvimento da psicologia como ciência, sendo o grande precursor teórico do estruturalismo. Tendo como base as ideias defendidas pelo estruturalismo, assinale a alternativa INCORRETA:

 Estudou as funções da consciência.

Considerando a história da Psicologia, informe se é verdadeiro (V) ou Falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A psicologia de Wundt recorreu aos métodos experimentais das ciências naturais, tendo como objeto de estudo a consciência, considerando que ela (consciência) incluia muitas partes ou características distintas e podia ser estudada pelo método da análise ou redução.
( ) Os trabalhos feitos no laboratório de Leipzig foram importantes, mas não apresentaram resultados que demonstravam ser possível uma ciência psicológica com bases experimentais.
( ) Titchener, com o estruturalismo, concentrou seus estudos em uma ciência do comportamento que lidava apenas com atos comportamentais observáveis, passíveis de descrição objetiva em termos de estímulo e resposta.
( ) Nos Estados Unidos, a psicologia assumiu uma atuação prática, tendo Hall, Cattell e Witmer como alguns dos precursores da psicologia aplicada que levou a ciência para a educação, aos negócios e à indústria, aos centros de testes, aos tribunais e às clínicas de saúde mental.  





Imagem relacionada

Imagem relacionada


- Funcionalismo



Método, objeto e objetivos

Imagem relacionada

Resultado de imagem para funcionalismo psicologia



Resultado de imagem para funcionalismo psicologia exemplos








Imagem relacionada



- Empirismo de John Locke





Considerando a corrente filosófica do empirismo, que tem John Locke como representante, analise as afirmativas abaixo: I. O conhecimento tem origem em duas fontes, a sensação e a reflexão. II. O conhecimento tem origem somente em uma fonte na sensação. III. A mente não depende do ambiente para gerar ideias. Assinale a opção correta:

 Resposta:  Somente a primeira afirmação pode ser considerada verdadeira.




Concepção geral

Resultado de imagem para - Empirismo de John Locke metodo objeto
Resultado de imagem para - Empirismo de John Locke metodo


Psicanálise

Método de Associação livre, análise de sonhos e concepção de aparelho psíquico

Concepção de objeto: inconsciente

Primeira teoria (estrutura) do aparelho psíquico: consciente, pré-consciente e inconsciente

Resultado de imagem para Método de Associação livre, análise de sonhos e concepção de aparelho psíquico

Resultado de imagem para análise de sonhos e concepção de aparelho psíquico
Resultado de imagem para sonhos psicanalise

Resultado de imagem para Psicanálise metodo objeto

Resultado de imagem para Psicanálise metodo objeto


Resultado de imagem para sonhos psicanalise




Behaviorismo




Concepção e propostas gerais do Behaviorismo

Resultado de imagem para Behaviorismo
Resultado de imagem para behaviorismo watson

Método, objeto e objetivos

Behaviorismo de John Watson
O Behaviorismo utiliza o
método experimental
para investigar comportamentos:
resposta (R) a um estímulo (S) do meio
• O ob...



- Psicologia da Gestalt



Resultado de imagem para gestalt metodo objeto

Resultado de imagem para gestalt metodo objeto

GESTALT
PSICOLOGIA DA FORMA
Objeto de estudo: comportamento
Wertheimer,Koffka e Köhler estudaram a
percepção das formas
(p...

A Gestalt afirma :
não se pode conhecer o todo através das
partes,
e sim, as partes através do todo.
( só através da perce...

Concepção e propostas gerais

Princípios de organização da percepção

A Gestalt afirma :
não se pode conhecer o todo através das
partes,
e sim, as partes através do todo.
( só através da perce...


Princípios da Gestalt :
• uma parte é determinada em função do
conjunto;
• a organização do todo é determinada pela
busca ...

INSIGHT
lampejo abrupto de percepção de uma
figura-fundo, ou seja,
a relação da parte com o todo.
Aprendizagem:
compreensã...

FIGURA FUNDO ILUSÃO DE ÓTICA

INSIGHT
lampejo abrupto de percepção de uma
figura-fundo, ou seja,
a relação da parte com o todo.
Aprendizagem:
compreensã...

Imagem relacionada
- Diferença entre Behaviorismo e Gestaltismo

Behaviorismo e a Gestalt estudam o comportamento como objeto da Psicologia. Só que o Behaviorismo estuda o comportamento estímulo-resposta tentando isolar o estímulo que corresponderia a resposta esperada. Já a Gestalt diz que o comportamento estudado de maneira isolada perderá seu significado.

Resultado de imagem para behaviorismo gestalt


Na Gestalt
entre o estímulo e a resposta
está a percepção :
( a consciência individual que os behavioristas desprezaram po...


Outra crítica da Gestalt ao Behaviorismo:
o comportamento perde seu significado se
estudado de maneira isolada de uma
ampl...



https://pt.slideshare.net/KoguenGouveia/psychology-gouveia-koguen









Comunicado:
Caso alguma imagem sua esteja sendo usada nesse resumo, favor entrar em contato para que possamos colocar seus créditos.




Bons estudos

phototerapianobrasil@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário