- A filosofia de Platão
O mundo das ideias e o mundo das realidades sensíveis.
Concepção de verdade
Comparação com as filosofias de Sócrates e Aristóteles
- Associacionismo: maneira de adquirir o conhecimento segundo o associacionismo
- Psicologia de Wundt
Concepção e propostas gerais
A importância da criação do laboratório de Wundt em Leipzig, Alemanha
Voluntarismo e Völkerpsychologie (Psicologia Cultural/ Psicologia dos Povos)
- Estruturalismo de Titchener
Método, objeto e objetivos
- Funcionalismo
Método, objeto e objetivos
- Empirismo de John Locke
Concepção geral
- Psicanálise
Método de Associação livre, análise de sonhos e concepção de aparelho psíquico
Concepção de objeto: inconsciente
Primeira teoria (estrutura) do aparelho psíquico: consciente, pré-consciente e inconsciente
Behaviorismo
Concepção e propostas gerais do Behaviorismo
Método, objeto e objetivos
Behaviorismo de John Watson
- Psicologia da Gestalt
Concepção e propostas gerais
Princípios de organização da percepção
- Diferença entre Behaviorismo e Gestaltismo
Resumo:
A filosofia de Platão
O mundo das ideias e o mundo das realidades sensíveis.
Concepção de verdade
Comparação com as filosofias de Sócrates e Aristóteles
Questao sugerida para estudo:
Sócrates, Platão e Aristóteles, dentre outros tão importantes filósofos da Grécia Antiga apresentaram grandes contribuições em favor da construção do conhecimento. Marque a alternativa que descreve as contribuições de Platão acerca da construção do conhecimento.
R: Desenvolveu uma teoria sobre a criação do mundo, afirmando que há dois mundos: o mundo das ideias e o mundo das coisas sensíveis.
Fonte de pesquisa; https://pt.scribd.com
Fonte de pesquisa; https://pt.scribd.com
Relembrando Platão:
Comparação com as filosofias de Sócrates e Aristóteles
- Associacionismo: maneira de adquirir o conhecimento segundo o associacionismo
Psicologia de Wundt
A importância da criação do laboratório de Wundt em Leipzig, Alemanha
Foi um MARCO na psicologia.
"Wundt e seu laboratório de psicologia em Leipzig ficaram conhecidos [...] como uma instituição científica moderna e proeminente que fornecia uma excelente introdução à nova psicologia experimental" (Muhlberger, 2008, p. 169).
Voluntarismo e Völkerpsychologie (Psicologia Cultural/ Psicologia dos Povos)
Wilhelm Wundt concentrou-se no estudo da própria capacidade de organização da mente, no qual atribuiu o nome de voluntarismo ao seu sistema. A palavra voluntarismo é uma referência à palavra volição, que significa o ato ou força de pensamento superiores. Para ele os psicólogos deveriam dedicar-se ao estudo da experiência imediata; do contrário, a experiência mediata proporciona ao indivíduo informações/conhecimentos de algo além dos elementos de uma experiência. Para ele, ao ver um objeto e dizer sua característica, ex. "o céu é azul", subtende-se que o nosso interesse principal concentra-se no céu e não no fato de percebermos algo denominado "[cor] azul".
Voluntarismo: ideia de que a mente é capaz de organizar o conteúdo mental em processos de pensamento de nível mais elevado. Ele não enfatiza os elementos em si, mas o processo ativo de organização e síntese desses elementos.
Experiência mediata e imediata: a experiência mediata oferece informação sobre qualquer coisa, exceto sobre os elementos dessa experiência; a experiência imediata é equilibrada pela interpretação.
Concepção e propostas gerais
Qual foi o projeto de Wundt? Qual foi sua importância?
R: O projeto de Wundt foi fundar uma psicologia científica, sua importância foi provar a validade da experiência para a psicologia, conferindo-lhe um estatuto de ciência. A partir de Wundt a psicologia desloca-seda metafísica
Qual é o objeto da psicologia wundtiana? Explique.
A que tradição filosófica Wundt se opõe? Por quê?
R:Wundt opõe-se à metafísica. Ataca a concepção da mente como substância espiritual (espiritualismo) ou material (materialista). Para Wundt, a consciência é processual: resultado de processos cognitivos, sem,contudo, se separar deles
Qual é a diferença entre a experiência mediata e a imediata?
R: A experiência mediata é aquela que precisa de mediação das estruturas cognitivas,a experiência analisada em seu conteúdo puramente objetivo. Nela, abstrai-se o sujeito e enfatiza-se o mundo externo.A imediata, ao contrário, enfatiza o sujeito, os aspectos subjetivos da experiência e a relação desta com o mundo interior.
Quais são os métodos da psicologia wundtiana? Explique.
R: Experimento – interferência proposital do pesquisador sobre o início, a duração e o modo de apresentação(ou seja: manipulação) dos fenômenos investigados (física, química, fisiologia); A psicologia utiliza esse método na análise dos processos psíquicos inferiores (sensação, percepção, representação);
Observação – mera apreensão dos fenômenos e objetos sem interferência do observador. A psicologia,contudo, não pode desconsiderar os aspectos subjetivos da experiência, já que este é seu interesse; assim, apercepção interna pode ser usada como recurso metodológico.
Como Wundt resolve o impasse da crítica à auto-observação como ilusória?
R: Para resolver o problema, ele se apropria do método da ciência: propõe a re-criação das condições da experiência, possibilitando sua repetição, o que torna a experiência científico
Sistema de Wundt e Titchener?
Compare os sistemas de Wundt e Titchner, mostrando as concordância e diferenças entre os dois:
Wundt tentaram distinguir a experiência como um objeto de estudo da psicologia, a experiência como um objeto de estudo da física. Para esta diferença entre a experiência imediata e mediata. A experiência imediata é o facto de o assunto diretamente através do bom senso e uma experiência de mediar a experiência física e psicológica que explicam o primeiro.
Mas Titchener para a diferenciação dos objetos de estudo foi limitado a sua dependência ou não do sistema nervoso de um indivíduo.
Essencialmente procurou distinguir psicologia a partir de outras áreas a fim de lhe permitir adquirir o seu próprio lugar. Especificamente, foi distinguido da metafísica de simples senso comum e para um conforto meramente utilitarista da “alma doente”.
Titchener disse que a tarefa da psicologia era o de descobrir fatos relativos a seu tema e entender que o seu interesse deve ser o de compreender o espírito humano e não se alterou ou alterados, nem as diferenças individuais.
O que é experiência mediata?
O que é experiência imediata?
Que problemas Wundt encontrou em seu método observacional? O que fez?
A experiência mediata nos oferece informações ou conhecimento sobre coisas que não são os elementos da experiência em si. Essa é a maneira usual pela qual a empregamos para adquirir conhecimento do nosso mundo. Por exemplo, quando olhamos uma maça e dizemos: “A fruta é vermelha”, essa afirmação implica que o nosso interesse primordial é a fruta, e não o fato de passarmos pela experiência do vermelho. A experiência imediata de olhar para a fruta, contudo, não está no objeto em si, mas na experiência de uma coisa vermelha. Para Wundt, são as experiências básicas (como a experiência do vermelho) que formam os estados de consciência ou os elementos mentais que a mente então organiza ou sintetiza. A consciência é a experiência imediata. Porém antes de haver consciência, preciso passar pela sensação. E quando eu tomo consciência do que estou sentindo eu passo à percepção. Perceber é a consciência do que sinto. A sensação é a mesma, mas a percepção é diferente. Tudo que eu faço, por mais similar que seja, é uma experiência única.Acordar, escovar os dentes, andar, tomar banho, ate mesmo ver.
A crença de Wundt de que a ciência experimental que ele criara era um projeto limitado conduziu a seu repúdio pela geração mais jovem de psicólogos experimentais. Não podiam perdoar o fundador da sua disciplina ter afirmado que a psicologia era apenas em parte um ramo das ciências naturais. Wundt afirmava que não era possível estudarmos processos mentais mais profundos de maneira experimental.
Começou um movimento no sentido de provar que Wundt estava errado.
- Estruturalismo de Titchener
Método, objeto e objetivos
Um dos maiores estruturalistas foi:
Titchener
Titchener
Titchener trouxe contribuições para o desenvolvimento da psicologia como ciência, sendo o grande precursor teórico do estruturalismo. Tendo como base as ideias defendidas pelo estruturalismo, assinale a alternativa INCORRETA:
Estudou as funções da consciência.
Considerando a história da Psicologia, informe se é verdadeiro (V) ou Falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A psicologia de Wundt recorreu aos métodos experimentais das ciências naturais, tendo como objeto de estudo a consciência, considerando que ela (consciência) incluia muitas partes ou características distintas e podia ser estudada pelo método da análise ou redução.
( ) Os trabalhos feitos no laboratório de Leipzig foram importantes, mas não apresentaram resultados que demonstravam ser possível uma ciência psicológica com bases experimentais.
( ) Titchener, com o estruturalismo, concentrou seus estudos em uma ciência do comportamento que lidava apenas com atos comportamentais observáveis, passíveis de descrição objetiva em termos de estímulo e resposta.
( ) Nos Estados Unidos, a psicologia assumiu uma atuação prática, tendo Hall, Cattell e Witmer como alguns dos precursores da psicologia aplicada que levou a ciência para a educação, aos negócios e à indústria, aos centros de testes, aos tribunais e às clínicas de saúde mental.
- Funcionalismo
Método, objeto e objetivos
- Empirismo de John Locke
Considerando a corrente filosófica do empirismo, que tem John Locke como representante, analise as afirmativas abaixo: I. O conhecimento tem origem em duas fontes, a sensação e a reflexão. II. O conhecimento tem origem somente em uma fonte na sensação. III. A mente não depende do ambiente para gerar ideias. Assinale a opção correta:
Resposta: Somente a primeira afirmação pode ser considerada verdadeira.
Resposta: Somente a primeira afirmação pode ser considerada verdadeira.
Concepção geral
Psicanálise
Método de Associação livre, análise de sonhos e concepção de aparelho psíquico
Concepção de objeto: inconsciente
Primeira teoria (estrutura) do aparelho psíquico: consciente, pré-consciente e inconsciente
Behaviorismo
Concepção e propostas gerais do Behaviorismo
Método, objeto e objetivos
Behaviorismo de John Watson
Concepção e propostas gerais
Princípios de organização da percepção
- Diferença entre Behaviorismo e Gestaltismo
O Behaviorismo e a Gestalt estudam o comportamento como objeto da Psicologia. Só que o Behaviorismo estuda o comportamento estímulo-resposta tentando isolar o estímulo que corresponderia a resposta esperada. Já a Gestalt diz que o comportamento estudado de maneira isolada perderá seu significado.
https://pt.slideshare.net/KoguenGouveia/psychology-gouveia-koguen
Comunicado:
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